top of page
collection2.jpg

eva tomé

artist

Eva Tomé é uma mulher de origem Africana, natural de São Tomé e Príncipe (STP). Uma artista que balança entre o mundo da arte abstrata, figurativa e expressionista marcada pelos episódios vividos no processo de crescimento. Nasceu e cresceu em África, com uma adolescência Portugal e formada em estilismo e modelismo na Dinamarca. Fez formação em pintura, frequentando o curso de Belas Artes de “pintura a óleo” com o Pintor Joaquim Durão e “Desenho e Pintura” com o professor Paulo Renato do Porto. Em 2007 abre a galeria Atelier de arte 22 no Porto, expondo em diversos países.

 

Mais recentemente em 2017 representa STP na exposição “ 28 artistas + 28 obras no feminino” em Macau e em Julho participa exposição coletiva dos artistas de Gaia inserida na 2a Bienal de Gaia.

 

Em Março 2018 representa STP na primeira Bienal de mulheres artistas de Macau e na exposição “A Arte e o dia da Mulher” na casa do Alentejo.

 

Em Junho de 2018 faz uma exposição individual em STP intitulada “Mulheres da Minha Terra” na CACAU- Casa das Artes Criação Ambiente Utopias.

 

Em 2019 faz uma exposição individual intitulada “ Identidades” na galeria Muxima em Lisboa e representa São Tomé e Príncipe no “women, wine & Festival” da Nigéria em que participaram mulheres artistas de todos países Africanos.

 

Em 2020 participa com uma exposição online na plataforma Kafuka, intitulada “ windows e Ideias Soltas”. 

Em 2022 apresentou o projecto Tchiloli fashion na IXBienal de Arte e Cultura de STP

 

A arte de Eva Tomé é marcada pela sua honestidade que é resultado do seu comportamento perante os obstáculos que enfrenta como mulher artista plástica. O gosto por texturas diferentes, e harmonizações invulgares criam a sua obra.

Para Eva a arte é filha do seu tempo e mãe dos seus sentimentos 

ABOUT

EVA TOMÉ

bottom of page